Português para concurso com TIAGO XAVIER

QUESTÃO DE REGÊNCIA (RESOLUÇÃO COM JUSTIFICATIVAS)

10/03/2012 17:25

 

Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase:
 
(A) Quem não se irrita por ser o destinatário de mensagens por cujo assunto não tem o menor interesse?
 
Por ser uma questão de regência, deve-se avaliar qual verbo ou nome está exigindo uma preposição e se ela realmente está correta no termo destacado. No caso da letra A, a palavra interesse exige uma preposição POR, que deve aparecer antes do pronome relativo CUJO. A letra A, portanto, é a resposta correta.
 
(B) Como reagir à recepção de textos aos quais jamais houve solicitação nossa?
 
Neste caso, alguém faz SOLICITAÇÃO DE algo, portanto o correto seria "...de textos dos quais jamais houve solicitação nossa?"
 
(C) A autora refere-se ao deus Janus Bifronte, às duas faces suas em cujas representavam-se o passado e o futuro.
 
O pronome relativo CUJO apenas indica posse e nunca pode aparecer seguido de verbo; é aplicado apenas entre substantivos ou pronomes. O correto na frase seria: "...às duas faces suas em que representavam-se o passado e o futuro.
 
(D) Quem matou o hábito das cartas foi o telefone, em que o reinado começou junto com o século XX.
 
Como o REINADO é do TELEFONE (posse), o pronome correto seria CUJO. Assim, escrever-se-ia "Quem matou o hábito das cartas foi o telefone, CUJO reinado começou junto com o século XX.
 
(E) Os e-mails acabam chegando a destinatários de cuja privacidade não costumam respeitar.
 
O verbo RESPEITAR é VTD, portanto não deve haver preposição antes do pronome relativo. O correto é: "Os e-mails acabam chegando a destinatários CUJA privacidade não costumam respeitar."