Português para concurso com TIAGO XAVIER

LEITURA: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA PASSAR EM CONCURSOS PÚBLICOS

13/10/2011 15:33

 

ORIENTAÇÃO AO CONCURSEIRO

 

    Viver informado é algo que, para muitos, parece algo impossível. Muitas são as desculpas para o não hábito da leitura, como “não tenho tempo”, “não gosto”, “só leio o que me interessa ou o que me dar prazer” etc. Entretanto, em uma época em que as novidades surgem e desaparecem rapidamente, ficar informado é, além de prazeroso e recompensador, obrigação de quem irá tentar qualquer tipo de CONCURSO PÚBLICO, seja ele voltado ao ingresso em uma universidade ou a um vínculo empregatício. As fontes de informação são várias; uma para cada gosto. JORNAIS para quem gosta de levantar cedo, tomar seu cafezinho da manhã e, depois, manter-se “antenado” às novas notícias do dia ou da semana; REVISTAS para quem não tem tempo para ler tranquilamente ao chegar a casa (por estar cansado do dia fatigante); esses últimos costumam ler no escritório, no ônibus, no avião e até no banheiro: o que importa é não perder tempo; INTERNET para aqueles que procuram informações variadas e de fácil acesso e para jovens que acham ser a leitura de jornais um recurso já ultrapassado.

    Não pode haver, portanto, desculpas para o fato de não ler e de não se manter informado. Sua produção textual, seja ela narrativa, poética e principalmente dissertativa (pedida pela maioria dos concursos) vai depender, quase que exclusivamente, de seu grau de conhecimento, informações e ideias advindas de suas horas dedicadas a uma leitura rica, baseada em livros, artigos, reportagens e notícias distintas. Seja persistente! Não desista de seu objetivo: ser aprovado.

    Partindo então da premissa de que a escrita se desenvolve através da leitura, o concurseiro deve se conscientizar de que cada texto lido nos meses anteriores ao concurso é fonte enriquecedora de informação para a prova.

    Não acredite no mito de que decorando paradigmas de textos dissertativos conseguirá obter uma boa nota. Uma coisa é certa: não basta só saber como estruturar um texto dissertativo. As ideias, porém, juntamente com uma estrutura organizada, darão à sua produção requintes profissionais. Essas somente serão adquiridas com persistência. Aproprie-se dessa característica.

Prof. Tiago Xavier