Português para concurso com TIAGO XAVIER

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E FUNÇÕES DA LINGUAGEM

12/10/2011 16:06

 

ASSUNTO: ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E FUNÇÕES DA LINGUAGEM 

Prezada aluna:


Vou criar uma situação comunicativa e associar os elementos da comunicação a ela. Lembre que os elementos da comunicação são essenciais e indispensáveis para que o processo comunicativo seja efetivado. Você , por exemplo, só consegue se comunicar porque utiliza os elementos da comunicação. A situação será:

Imagine que você está dirigindo um carro e à frente percebe que o semáforo ficou vermelho. A primeira atitude de um motorista é começar a frear. Mas por quê? Por que ele sabe que a cor vermelha, no trânsito, representa que se deve parar. Portanto vejamos. O emissor da mensagem é quem é responsável por colocar semáforos nas ruas que, no caso, é o DETRAN. O receptor é o motorista. Foi ele quem recebeu a mensagem de que deveria parar. A mensagem é a informação que se tenta passar para o receptor. Nessa nosso caso, a mensagem é PARE. O código usado foi não-verbal, isto é, para que o receptor pudesse parar não foi necessário utilizar palavras, mas apenas a COR, representanto que o motorista deveria parar. Note que as cores no trânsito têm diversos significados tais quais SIGA, ATENÇÃO e PARE (nosso caso). O canal é o suporte usado para sustentar e levar a mensagem até o receptor. Aqui em nosso exemplo, o semáforo serve como canal. Por último, temos o referente (situação). Em qual situação você estaria se estivesse dirigindo um carro? No TRÂNSITO. Esse, portanto, é o REFERENTE.

Em relação às funções da linguagem, lembre que esse assunto diz respeito a características que você pode encontrar em determinados textos. Quando você afirma que só compreende "poético" como sendo um poema, creio que confundiu funções da linguagem com gênero textual.

Vejamos exemplo:

Se falamos em TEXTO POÉTICO, devemos realmente lembrar diretamente de POEMA. No entanto, se falamos de FUNÇÂO DA LINGUAGEM POÉTICA, não falamos sobre um gênero textual específico, mas apenas fazemos referência a um conjunto de característica que não são só associadas a UM POEMA. Podemos encontrar rima em uma dissertação, em uma narração ou em outros gêneros. Podemos encontrar linguagem conotativa também em diversos gêneros textuais. Portanto, gênero textual não é a mesma coisa de função da linguagem.

Espero que eu tenha esclarecido suas dúvidas.

Caso elas persistam, entre novamente em contato comigo.

Um forte abraço!


Prof. Tiago Xavier