Português para concurso com TIAGO XAVIER

A = ARTIGO OU PREPOSIÇÃO?

12/10/2011 16:02

 

ASSUNTO: COMO POSSO IDENTIFICAR EM UMA FRASE UM ARTIGO E UMA PREPOSIÇÃO?
 
 
 

Prezada aluna,
 

Antes de tudo devemos definir o que é artigo e o que é preposição.
 

ARTIGO = classe de palavra que antecede um substantivo com a finalidade de determiná-lo.
 

Perceba as duas orações abaixo, muito comuns na fala do dia-a-dia:
 

Criança dá trabalho. ------- A criança dá trabalho
 

Quando não usamos o artigo antes da palavra criança, estamos tratando do “ser” criança, isto é, não se individualiza o elemento criança. No entanto, quando o artigo é usado, passamos a entender que se trata de uma criança em particular. Dessa maneira, o artigo cumpriu seu papel de determinar o substantivo.
 

PREPOSIÇÃO = palavra que liga outras duas palavras.
 

Perceba nas frases abaixo.
 

O carro de Pedro quebrou.
 
Falei com Maria sobre a viajem.
 

Note que as palavras “de” e “com” ligam, respectivamente, os vocábulos “carro -- Pedro” e “falei -- Maria”. Portanto devem ser classificadas como preposição.
 

No entanto creio que a dúvida a respeito da diferença entre artigo e preposição não venha de nenhum desses exemplos anteriores. Geralmente, quando se confundem essas duas classes gramaticais, acontece quando elas são representadas pelo vocábulo “A”, o qual pode funcionar como artigo ou preposição. Vejamos:
 

Fui a lugares paradisíacos.
Voltei a casa para pegar as chaves.
 

Observei casa para saber se havia alguém nela.
Pedro concluiu a tarefa de casa.
 

Nos dois primeiros casos, o "A" funciona como preposição. Podemos perceber isso de diversas formas. No primeiro exemplo, o verbo "ir" pede uma preposição (quem vai, vai a algum lugar) e a palavra "lugares" não aceita artigo no singular já que se encontra no plural. No segundo exemplo, o verbo "voltar" também pede preposição (quem volta, volta a algum lugar) e a palavra "casa", por não vir especificada, não admite artigo.
 
Nos dois últimos casos, o "A" funciona como artigo. Nas duas ocorrências, os verbos (observar e concluir) são transitivos diretos, não admitindo, portanto, preposição posteriormente.
 

Espero ter ajudado.

Um forte abraço,
 

Prof. Tiago Xavier