Olá, Thiago Torres.
As duas construções estão corretas, mas a segunda indica que houve mais de uma solicitação.
Abraço e Bons estudos!
Re:DUVIDA
Prof. Tiago Xavier 15/05/2012Redação
Raquel 09/04/2012
Professor, no material de redação do concurso da Caixa há um texto "Filosofia dos epitáfios" de Machado de Assis e aí vem um fragmento.
Nas alternativas deste quesito, questiona-se se este trecho é dissertativo, descritivo, narrativo.... o gabarito diz que é letra A, um texto dissertativo..
Tá errado né? Aguardo resposta
Nas alternativas deste quesito, questiona-se se este trecho é dissertativo, descritivo, narrativo.... o gabarito diz que é letra A, um texto dissertativo..
Tá errado né? Aguardo resposta
O uso dos porquês
natalia 07/04/2012
Olá professor, gostaria de mais um reforço no uso do " Por que" (separado e sem acento)
material da aula de hoje nú nuce
lucas saraiva 02/04/2012
oi prof. teria como vc colocar o material da aula de hoje do nuce?
Função do "SE"
Ricardo 26/03/2012
professor eu li tudo sobre a funçao do "se" que o sr postou, e vi bastante na gramatica mais isso ainda me complica muito.
enfim, vou mostras umas questões em que eu me enrolei :S
20) ESFAO - “A idéia da decadência do livro e da palavra impressa formou-se em grande parte em conseqüência do êxito da imagem e dos meios de comunicação que se servem da imagem: o cinema, a televisão, a publicidade, os sistemas de sinalização, etc.”
A partícula se é, respectivamente:
a) partícula apassivadora - objeto indireto reflexivo;
b) objeto direto reflexivo - sujeito;
c) partícula apassivadora - objeto direto reflexivo;
d) objeto indireto reflexivo - índice de indeterminação do sujeito;
e) índice de indeterminação do sujeito - partícula apassivadora.
R=B
27) Magistério - RJ - “criadas que se dão pressa em responder às visitas que a senhora saiu”
A alternativa em que o se tem o mesmo valor sintático do exemplo acima é:
a) “tema que se propôs elucidar”
b) “Vêem-se ombros frágeis, quase de vidro”
c) “desde que nelas não seja obrigado a se sentar”
d) “O taberneiro se arrependeu de sua falta de sagacidade”
e) “O céu estava azul, a paisagem estendia-se imensa e tranqüila”
R=A
enfim, vou mostras umas questões em que eu me enrolei :S
20) ESFAO - “A idéia da decadência do livro e da palavra impressa formou-se em grande parte em conseqüência do êxito da imagem e dos meios de comunicação que se servem da imagem: o cinema, a televisão, a publicidade, os sistemas de sinalização, etc.”
A partícula se é, respectivamente:
a) partícula apassivadora - objeto indireto reflexivo;
b) objeto direto reflexivo - sujeito;
c) partícula apassivadora - objeto direto reflexivo;
d) objeto indireto reflexivo - índice de indeterminação do sujeito;
e) índice de indeterminação do sujeito - partícula apassivadora.
R=B
27) Magistério - RJ - “criadas que se dão pressa em responder às visitas que a senhora saiu”
A alternativa em que o se tem o mesmo valor sintático do exemplo acima é:
a) “tema que se propôs elucidar”
b) “Vêem-se ombros frágeis, quase de vidro”
c) “desde que nelas não seja obrigado a se sentar”
d) “O taberneiro se arrependeu de sua falta de sagacidade”
e) “O céu estava azul, a paisagem estendia-se imensa e tranqüila”
R=A
O uso dos porques
Diogo 19/03/2012
Tiago,como fazemos para usar os porques de forma correta?
Re:O uso dos porques
Prof. Tiago Xavier 19/03/2012
PORQUE = POIS
Ex: Como frutas porque fazem bem à saúde. (pois)
PORQUÊ --> Sempre antecedido de artigo ou pronome, podendo ser substituído pela palavra MOTIVO
POR QUÊ --> Sempre ao final de frase.
Ex: Você não foi à aula por quê?
POR QUE --> Usado em três casos
1º CASO = Início de pergunta
Ex: Por que você me trata assim?
2º CASO = Pode anteceder a palavra RAZÃO
Ex: Não sei por que (razão) ele gosta tanto de chocolate.
3º CASO = PELO QUAL (e variações)
Ex: Estes são os motivos por que tenho que estudar. (pelos quais)
Espero ter ajudado, Diogo.
Bons estudos!
Prof. Tiago Xavier
Ex: Como frutas porque fazem bem à saúde. (pois)
PORQUÊ --> Sempre antecedido de artigo ou pronome, podendo ser substituído pela palavra MOTIVO
POR QUÊ --> Sempre ao final de frase.
Ex: Você não foi à aula por quê?
POR QUE --> Usado em três casos
1º CASO = Início de pergunta
Ex: Por que você me trata assim?
2º CASO = Pode anteceder a palavra RAZÃO
Ex: Não sei por que (razão) ele gosta tanto de chocolate.
3º CASO = PELO QUAL (e variações)
Ex: Estes são os motivos por que tenho que estudar. (pelos quais)
Espero ter ajudado, Diogo.
Bons estudos!
Prof. Tiago Xavier